Participantes

Alejandra Oberti

É doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires, sendo professora e pesquisadora da mesma Universidade. Foi diretora do Programa Memoria e Territorio da Universidade Nacional de General de Sarmiento em 2012. É diretora do Arquivo Oral e do Programa de Historial Oral Memoria Aberta. Integra o Nucleo de Estudos sobre a Memoria do Instituto de Desenvolvimento Economico e Social.

Bethânia de Albuquerque Assy

É doutora em Filosofia pela New School for Social Research. Possui Pós-Doutorado na Birkbeck Law School da Universidade de Londres. É coordenadora adjunta da Cátedra Unesco (PUC-Rio): Direitos Humanos – Violência, Governo e Governança e do Núcleo de Direitos Humanos (PUC-Rio). É professora do departamento de Direito da PUC-Rio e professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Renan Honório Quinalha

É doutorando em Relação Internacionais na Universidade de São Paulo (IRI – USP). Mestre com distinção em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). É assessor da Comissão Estadual da Verdade de São Paulo “Rubens Paiva” e membro do Conselho de Orientação Cultural do Memorial da Resistência de São Paulo. É autor, junto de James Green, do livro “Ditadura e Homossexualidades: Repressão, resistência e a busca da verdade”.

Edson Teles

É doutor em Filosofia Política pela Universidade de São Paulo. É professor de Filosofia Política na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Tem como temas de pesquisa: democracia, memória, soberania, estado de exceção, autoritarismo, violência, narrativa e ação política. É autor do livro “Democracia e Estado de Exceção” e um dos autores do livro “O Que Resta da Ditadura”.

Gisele Cittadino

É mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atua na área da Filosofia Constitucional, com ênfase nos seguintes temas: constitucionalismo democrático, direitos fundamentais, justiça distributiva e multiculturalismo. Autora de “Pluralismo, Direito e Justiça Distributiva. Elementos da Filosofia Constitucional Contemporânea”.

Jeanine Nicolazzi Phillippi

É doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora graduação e da pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tutora do PET-Direito/UFSC. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Filosofia e Teoria do Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Direito e Psicanálise da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área do Direito com ênfase na Filosofia do Direito, Teoria do Direito, Direito e Psicanálise e Ética. 

Júlia Valente

É advogada e mestre em Direito Penal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Estuda Direito Penal e Criminologia e pesquisa os temas de segurança pública, militarização, violência e direitos humanos. Também é autora do livro “UPPs: Governo militarizado e a ideia de pacificação”.

Luís Fernando Lopes Pereira

É mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Fez estágio pós-doutoral em Teoria e História do Direito na Università deli Studi di Firenze. Atualmente é professor adjunto de História do Direito do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direto da UFPR, sendo o coordenador deste último. Pesquisa, especialmente, os seguintes temas: identidade cultural, imaginário social, modernização, concelho camarário e cultura jurídica colonial.

Patrick Granja

É jornalista no jornal A Nova Democracia. Também é autor do livro “UPP: O Novo Dono da Favela –  Cadê o Amarildo?”.

Raul Antelo

É mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1978) e doutor em Literatura Brasileira pela mesma Universidade (1981). É professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: modernismo e modernidade, poesia e crítica cultural contemporânea.

Anúncios